Grupo Agricultura Sustentável (GAS)

Somos um grupo que busca criar um movimento por uma Nova Agricultura Brasileira. 

Nossa motivação é tirar os agricultores da dependência dos “pacotes prontos”, muitas vezes inadequados às nossas condições tropicais, e na maioria das vezes dispendiosos, o que expõe os produtores ainda mais aos riscos inerentes da nossa atividade.

Defendemos de forma enfática o nosso direito de independência na escolha dos insumos principais, e ainda, a liberdade e autonomia de obter os mesmos nos nossos contextos regionais.
Buscamos nossas soluções em todas as linhas de “agriculturas”, sem preconceito, mas focados em resultados. Nossos caminhos podem nos levar a certificações que contribuam para reforçar nossa identidade e nos aproximar daqueles que estão na outra ponta, os consumidores dos nossos produtos como alimento.

Nos orientamos pela pesquisa, buscamos uma gestão de conhecimento que vá além do instrumentalismo, focada em resultados materiais, mas consciente e responsável pelas suas consequências sociais e com a natureza.

Nossa régua para medir resultados junta: desempenho econômico, compartilhamento de prosperidade regional, melhoria biológica do solo e eliminação das contaminações do ambiente e dos produtos que vendemos. Não concordamos com a socialização dos impactos e a apropriação particular dos ganhos. Todos somos responsáveis por nossos locais de produção e por nossas regiões. 

Nossa unidade de organização são as regiões agrogeológicas, que expressam realidades de solo, manejos culturais, condições de infraestrutura e logística, onde os produtores se juntam para buscar soluções de insumos e serviços.

Os desafios são muitos, mas os resultados já podem ser percebidos. Aumenta o interesse pelos insumos que defendemos, os quais começam a organizar suas cadeias produtivas e de serviços regionais. Os resultados de campo das últimas safras são animadores, com redução de custos, manutenção da produtividade e melhoria biológica e mineral dos solos. Além de propriedades que já estão a uma dúzia de safras mantendo sua produtividade, lucratividade e melhoria progressiva dos solos.

Somos gratos por sermos produtores de alimentos, trabalhamos para compartilhar nossa felicidade em construir uma agricultura que valoriza a vida, rentável, independente e compatível com o momento que vivemos.